como-escolher-escola

A melhor escola é aquela que atende de maneira mais completa a necessidade da criança. Os pais devem observar as características de seus filhos e pesquisar as escolas para basear a sua escolha naquela que melhor se encaixa.

Para isso precisam saber exatamente o que esperar da escola, conhecer as diferentes fases da educação e considerar os desafios impostos pela vida moderna.

Os pais devem levar diversos fatores em consideração na hora da escolha da escola, como proposta pedagógica, estrutura, quadro de professores, atividades extras, espaço físico, profissionais qualificados, proximidade de casa, opção de período integral, tipo de alimentação que oferece e que a escola explore o esporte, a arte e atividades cognitivas.

O projeto político-pedagógico é o critério mais importante, pois vai determinar o que e como a escola vai ensinar. No entanto, é preciso estar atento à capacidade da instituição de cumprir a proposta e perguntar sobre o método adotado. Muitos pais ficam tímidos em perguntar, pois não sabem as diferenças entre as linhas pedagógicas. É preciso buscar, na explicação desse projeto, sintonias com os valores, objetivos e prioridades daquela família.

metodo-de-ensino

aluna-cabA escola deve ir além de apenas passar o conteúdo das aulas e cuidar da criança, mantendo-a limpa e alimentada. Eleja uma instituição que também ensine valores e estimule o desenvolvimento cognitivo, físico e social – independentemente da idade do seu filho.

Leve seu filho para visitá-las. Quando a criança vai à escola, os pais percebem se ela simpatiza com o ambiente e o tratamento dos profissionais com ela.

O alto custo de uma escola particular não significa, necessariamente, boa qualidade educacional. Há excelentes instituições com projeto pedagógico interessante por preços razoáveis.

professora-cab

Também se deve verificar a rotatividade de professores. Se for grande, significa que não se cuida dos profissionais, e pode ocorrer o mesmo com os alunos.

Buscar escolas e turmas pequenas pode trazer o benefício de um aprendizado mais eficaz, onde os professores conseguem dar mais atenção individualizada.

Há pais que optam pelas escolas em que estudaram, como se o bom colégio do passado fosse o bom de hoje. É uma visão reducionista da complexidade que essa escolha envolve.

Quando se opta pelo horário integral, deve ser avaliada a qualidade das atividades no contraturno, que precisam estar alinhadas ao método pedagógico do ensino regular.

cab-2

São muitos os pontos positivos propiciados pela ampliação do tempo de permanência do estudante no espaço escolar, quando atrelado a um planejamento que propicie otimizar o aproveitamento desse tempo com atividades extracurriculares, voltadas ao desenvolvimento pleno do aluno em áreas tais como cultura, artes, esportes e interação social. Possibilita ainda orientação dos estudos e acompanhamento das tarefas de forma sistematizada e sob supervisão especializada, proporcionando um melhor aproveitamento do tempo e consequente melhoria em seu rendimento acadêmico. Além dessas, a ampliação do tempo na escola possibilita que haja maior equilíbrio no tempo destinado ao uso de redes sociais e de mídia, a exemplo de televisão, videogames, celular etc. Além disso, a escola geralmente oferece orientação nutricional balanceada, atrelada a hábitos saudáveis, o que termina sendo também um ganho na saúde e na qualidade de vida.

Agora que você já está por dentro dos principais critérios que devem ser considerados ao avaliar o lugar mais adequado para investir na educação dos seus filhos, esteja atento a cada um desses detalhes, para que no final da sua pesquisa e da sua análise você tenha a convicção de que fez a escolha certa.

O CAB – Colégio Abolição está de portas abertas pronto para te ajudar naquilo que for preciso para você tomar a sua decisão. Aproveite que nossas matrículas já estão abertas.

Venha nos conhecer!