livros-e-tecnologia

É inegável que a tecnologia trouxe inúmeros benefícios à sociedade. Mas recentemente transformou as relações familiares e sociais a tal ponto que também vieram alguns contratempos no conjunto. E um deles está na relação entre crianças e livros.

Quando falamos em crianças e jovens, percebemos que, para eles, uma das maiores prioridades é o acesso ao mundo digital. Especialmente a internet, os games e os celulares. Em uma sociedade onde a tecnologia faz praticamente tudo, será que existe espaço suficiente para ler?

A resposta é sim! Se você não sabe o que fazer, no entanto, vale a pena continuar a leitura. Desenvolvemos este texto justamente para ajudar os pais a estimularem o hábito da leitura nos filhos, melhorando o relacionamento entre crianças e livros. Confira as dicas!

 


 

Controle o tempo da criança diante do PC

viciado-em-tecnologiaUma das primeiras medidas é supervisionar o tempo que a criança passa diante do computador, notebook ou celular. Não é fácil, pois hoje quase tudo gira em torno desses dispositivos!

De qualquer maneira, como a mente de uma criança é mais maleável, será possível incutir nela ideias sobre a necessidade de ocupar seu tempo com outras atividades. Explicando, inclusive, que não é saudável ficar o tempo todo dedicado a games, em conversas no WhatsApp, acessando aplicativos diferentes e a internet em geral.

Use argumentos persuasivos, como a necessidade de interagir com as pessoas fisicamente, de aprender outras formas de diversão, de se manter em contato com a natureza. E, principalmente, fale sobre como o hábito da leitura ajuda a desenvolver a imaginação, a assimilar novos conhecimentos, a distrair a mente.

Se for necessário impor limites, faça isso. Fiscalize o comportamento da criança no dia a dia. O diálogo é sempre bom porque mostra à criança que os pais confiam nela e que ela mesma pode controlar suas ações, sem a necessidade de fiscalização contínua.

 

Leia frequentemente para a criança

Também é importante ler para seu filho. Toda criança gosta de ouvir histórias, especialmente antes de dormir. Mesmo os mais antigos contos ainda podem agradar os pequenos.

Uma dica é retomar a antiga moda dos serões e contar histórias à noite (ou em outro horário específico). Pode parecer um hábito ultrapassado, mas é muito agradável. Depois de consolidado, vai se tornar muito comum para a criança — como dissemos, sua mente ainda está muito flexível, mais aberta às mudanças.

 

 


Dê livros de presente para os filhos

livro-de-presenteLivros são um excelente presente para despertar o hábito da leitura. Podem ser, inclusive, algo a ser aproveitado desde muito pequeninos. As crianças muito novas podem receber livros com variadas ilustrações e adaptações de obras clássicas, como Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, o Pássaro Azul.

Para aquelas crianças que já sabem ler bem e adolescentes, existem opções de literatura se sucesso atual, como as sagas de Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo, Nárnia. E agora que as obras de Monteiro Lobato são de domínio público, já estão chovendo reedições diversificadas de seus livros!

Quando há o costume de ganhar livros, a própria criança poderá pedir aos pais que comprem certas obras para ela, formando sua própria biblioteca. Dessa forma, a relação entre crianças e livros se tornará ainda mais querida e pessoal.

 

Visite algumas bibliotecas

criança-e-biblioteca

Para evitar a eventual preguiça de ler, podem ser tomadas algumas ações, como visitar bibliotecas com seu filho e lhe mostrar a magia da leitura e as grandes estantes com livros de todo o tipo. Lá, ele conhecerá crianças e jovens que gostam de ler. E será possível criar uma interação sadia.

 

Use a tecnologia para estimular o hábito da leitura

criança-e-eletronicosA própria tecnologia pode ser uma aliada, sabia? Considere a possibilidade de incluir a criança em clubes de leitura nas redes sociais, pois existem muitos deles!

Os e-books podem ser uma alternativa dinâmica. Assim, a criança, acessando o computador, poderá ter contato com livros na forma digital (ePub, PDF). Há aplicativos de leitura que são instalados nos PCs, como o Kindle.

Você pode comprar também um e-reader (leitor de livros digitais) para ela. Desse modo, a criança ou adolescente terá mais um dispositivo moderno para usar, ao lado dos computadores e celulares, podendo assim dividir melhor seu tempo entre eles.

Adotando algumas práticas e, principalmente, conversando, é possível incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens em geral. Lembre-se que, até fazendo as tarefas de casa, seu filho já estará desenvolvendo o hábito de ler.

 


Inclusive, para mais detalhes sobre os deveres de casa, descubra a importância da participação dos pais nos estudos de seus filhos!