A proposta pedagógica do Colégio Abolição leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.

No Colégio Abolição, a Proposta Pedagógica da escola privilegia um ensino de qualidade preparando o aluno para participar de uma sociedade de forma crítica, lúdica, com responsabilidade social, sendo auto crítico, pautado em princípios éticos, de valorização da dignidade e dos direitos humanos, respeitando as diferenças individuais e socioculturais.

O Ensino Fundamental I estimula o processo da leitura, da escrita e do raciocínio lógico através de atividades contextualizadas e projetos pedagógicos, visando a formação de leitores críticos, usuários competentes de sua língua e capazes de resolver situação problema, tornando-os sujeitos autônomos e responsáveis, autores do próprio conhecimento e participativos na sociedade em que está inserido.

O Ensino Fundamental II promove, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o estudante aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista prático, seja na formação de estruturas de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.

No Ensino Médio o estudante deve desenvolver um conjunto de habilidades para alcançar as competências propostas pelo segmento e exigidas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Estas habilidades estão associadas ao saber fazer, portanto, na vivências das aulas e em todas as atividades do Ensino Médio os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, contemplando as áreas do conhecimento, possibilitando a construção do “ser sujeito de sua própria aprendizagem”.