escola-com-atendimento-personalizado

Atualmente, as pessoas buscam cada vez mais atendimento personalizado em tudo. No comércio, essa estratégia é muito aplicada na tentativa de fidelizar clientes. Trata-se, portanto, de uma tática valiosa, que pode ser aplicada em qualquer estabelecimento. Inclusive em instituições de ensino!

Do mesmo modo que um atendimento personalizado faz toda a diferença em lojas e demais estabelecimentos comerciais, também pode ser bem importante para o aluno. Os estudantes têm suas próprias caraterísticas, são diferentes uns dos outros e, consequentemente, não podem ser tratados de forma generalizada.

Por isso, mostraremos neste post a importância de uma escola com atendimento personalizado. Aproveite a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A ajuda com fatores psicológicos que interferem no aprendizado

bullyng-naoA saúde mental da criança e do adolescente é de máxima importância para seu desenvolvimento cognitivo — trata-se de um fator pedagógico relevante. Nessa etapa da existência, o relacionamento em sociedade pode ser desafiador e definir muitas características de seu futuro.

O bullying, por exemplo, sempre foi um grande problema dentro das escolas, e cabe ao corpo docente combatê-lo da melhor forma possível. A instituição deve se esforçar por manter o respeito entre todos dentro da escola.

Os pais precisam acompanhar a vida de seus filhos como estudantes, bem como as aulas que são apresentadas em classe. Mas nem sempre eles têm estrutura para solucionar conflitos de ordem psicológica e social.

Uma escola com atendimento personalizado pode detectar conflitos que permaneceriam ocultos e causariam danos na vida futura do aluno. Caso seja necessário, poderá encaminhá-lo para um eventual tratamento psicológico.

A identificação da melhor forma de ensino para cada aluno

escola-com-atendimento-personalizado-2O aluno deve contar com um acompanhamento individual, pois assim será possível saber em quais disciplinas e assuntos ele oferece sua melhor performance. De acordo com estudos sobre cognição, há oito tipos de inteligência. O Ministério da Educação revela que 91% dos estudantes que cursam o 9º ano não sabem o que deveriam saber sobre Matemática e 77% apresentam dificuldades em Língua Portuguesa.

O atendimento personalizado permite ao aluno aproveitar o conhecimento transmitido, sem se arriscar a ficar com deficiência em alguma área do conhecimento. Ficará mais capaz para participar dos processos seletivos depois do ensino médio, o que facilita sua aprovação em universidades diversas, principalmente as públicas.

A orientação sobre a aptidão vocacional

Muitas vezes, tanto o aluno quanto seus pais ficam em dúvida sobre qual vestibular ele deverá prestar. A personalidade ainda está em formação, o que contribui para trazer dúvidas sobre a área mais interessante. Nem sempre os pais conseguem orientar o filho com eficiência nesse sentido.

Mais uma vez, a escola com atendimento personalizado faz a diferença! Durante o período escolar, o aluno pode ser orientado de modo a descobrir suas aptidões vocacionais, o que vai facilitar sua escolha na hora de entrar em uma faculdade. Isso minimiza os riscos de abandonar um curso para entrar em outro ou ter que prestar novos exames para uma faculdade diferente.

A importância de prezar por um ensino humanizado

escola-com-atendimento-personalizado-5

É importante que o ensino seja humanizado, ou seja, defenda valores que priorizam o respeito ao próximo, a convivência pacífica, o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade – considerando não só os seres humanos, mas o meio ambiente.

A educação envolve um processo abrangente que, além de ensinar as disciplinas de praxe, também deve se preocupar em formar pessoas aptas a criar um bom relacionamento dentro da família e com todos os outros em geral. Também estimula que essas pessoas apresentem diferenciais em suas atividades de rotina.

Apenas uma escola com atendimento personalizado pode oferecer as vantagens elencadas acima porque consegue dedicar suas ações na construção educacional e moral de cada indivíduo e não apenas da turma como um elemento coletivo, desprovido de interesses pessoais.

Já que estamos falando em importância e responsabilidade da escola, vale a pena discorrer também sobre a responsabilidade dos pais.

Confira, então, a importância da participação dos pais nos estudos dos filhos!